12/04/2016

Pequena reflexão sobre música e educação

Devido a constante vivência em instituições de ensino, e cada vez mais nosso foco ser a educação, muitas pessoas nos perguntam sobre experiências e momentos que cultivamos nestes locais.
Respondendo uma colega educadora musical, para compor em seus estudos, esse texto produzido pelo Pedro Henrique Sena (responsável pela Reciclave) "desenha" bem o que é o ensino de música:

"Inevitável não "linkar" emoção á educação, assim como a arte e a educação! Arte e sentimentos conversam de uma maneira totalmente simultânea, e sendo assim, acabamos falando em educação, vivência, compartilhamento e acolhimento.

Conviver, vai além do "vivenciar", vai além do estar alguns momentos com alguém, e sim, dividir, compartilhar e sentir o que os fatos trazem para "mim" e outrem.
A música tem o poder de nos trazer frequentemente para a realidade, assim como, nos levar ao encontro de reflexões e indagações. Usando desse pensamento, inevitável levar para toda minha vida algumas experiências e vivências que tive com alunos/alunas, as quais me trazem satisfação e novas reflexões sobre motivação, persistência, amor, respeito...

A formação de um ser está diretamente ligado com o que tem ao seu redor. A partir do momento que um músico educador consegue fazer com que seu aluno/aluna se sinta abraçado pela música e pelo seu método de ensino, o desenvolvimento dessa pessoa passa a ser muito mais leve e contínuo.

Lembro-me de diversos fatos durante minha vida como educador, entretanto, citarei 3 que foram de extrema relevância:

1- O uso da música como "ferramenta" de conhecimento de sons em objetos e no corpo, fazendo com que os alunos buscassem cada vez mais a aproximação junto a seus pais, para assim brincarem de descobrir sons. Atividade essa, que fez com que muitos pais viessem me conhecer e agradecer por estimular os filhos, além de criar novas práticas para a família.

2- O uso da música para refletirmos sobre nossos atos e vontades. O que gerou uma roda de conversa entre professores, pais e alunos, uma vez que o que se pratica na escola, nem sempre está de acordo com os valores que se tem em casa. Com a música, alguns costumes se confrontam, e é o momento de se conversar sobre, pois a formação de seres passa por vivência, escolhas e convivências.

3- Vivência com 2 turmas de alunos portadores de necessidades psicológicas (caso o termo esteja errado, desculpem-me). Ali, naquele momento, aprendi e me senti tão impotente quanto alunos que querem tocar mas por vergonha, ou por não saberem tocar um instrumento musical, acabam podando suas vontades. Ali eu vivenciei em cada segundo, que o ensino de música vai muito além do demostrar e ensinar a fazer sons, e sim é o dom de fazer a pessoa sentir o amor que está recebendo e reproduzir, ampliar, e compartilhar o sentimento puro que está sentindo.

A música transforma, cria, recria, e potencializa vidas! Pode-se acreditar que isso se dá a partir de quando um ser tem idade mais avançada, mas não... Quanto mais cedo temos contato com a música, mais cedo sabemos o que nos faz vibrar, e com qual intensidade vibramos com cada momento, melodia, ritmo e som!"

Pedro Henrique Sena & Reciclave

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